quinta-feira, 21 de abril de 2011

CAMBIRELA - Montanha à beira mar




Cambirela visto da BR
O Cambirela ou “ montanha próxima do mar” que é o significado do seu nome, estava nos meus planos desde o tempo em que fazia a Pedra Branca , um morro ali perto com metade da  altura e muito apreciado por escaladores e excursionistas locais. Juntamente com Pico do Tabuleiro e a Pedra Branca forma os 3 grandes da região .

Já tinha ouvido vários relatos de gente que se perdeu, se machucou, foi resgatada do cume , outros tantos que juraram nunca mais voltar..e outros que relatavam o incrível visual conquistado após a jornada de 4 a 6 horas de subida, dependendo da trilha...essa montanha sempre meteu tanto medo quanto vontade de enfrenta-la.

Situada no município de Palhoça na grande Florianópolis,  com 1.070 mt de altitude , sua base está a nível do mar ..o que significa que em tamanho  é  similar a um PP da Serra do Ibitiraquire. É uma montanha composta por granito e basalto, comumente encontrados em regiões fronteiriças entre a Serra do Mar e a Serra Geral com formações geológicas diferenciadas, de vegetação remanescente da Mata Atlântica até cerca de 800 m de altitude - após, encontra-se basicamente gramíneas e pouca vegetação de altitude. Fica às margens da BR 101 e impressiona pelo formato piramidal onde se avista um cume bastante estreito, aliás um não, o Cambirela tem dois cumes falsos antes do verdadeiro cume.

As três trilhas são bem conhecidas , duas pela face norte e uma pela face leste da montanha mais alta do Parque Estadual Pico do Tabuleiro. Também são diferenciadas pelo nível de dificuldade.  As 2 trilhas do norte são : a das cordas , considerada a mais difícil ,e a trilha que passa no fundo de um vale e bastante escorregadia e enlameada,  considerada a mais fácil. A da face leste é considerada difícil porém  por não exigir escalada tão exposta e vertical quanto a da face norte é considerada um pouco melhor(nível médio) .
Na primeira vez que resolvi fazer o bate- volta no Cambirela fui sem conhecer nada.
Davi no ataque final

Add caption
Diana ,na subida rumo ao cume
Acabamos achando a da face leste, que entra pela BR  e logo se bota pé na trilha propriamente dita que leva ao cume da montanha. Levamos cerca de 3 horas pra subir e 2 pra descer , é preciso fôlego pois a trilha é bem cansativa mas bem estimulante com todas as variáveis possíveis pra diversão de um montanhista animado: escalaminhadas verticais, cachoeiras , rochas , raízes e na investida final é bom ter “unha” pra se agarrar num trecho bem pedregoso e com pouco lugar pra se segurar onde se olhar pra baixo é vertigem na certa, como sempre na hora do aperto e medo de altura eu jurei  que não me arriscaria  mais assim, mas.................


Eu, admirando o contorno do litoral

Meses depois lá estava eu de novo, pra mais um bate volta –treino no majestoso Cambirela , queríamos  conhecer a trilha mais difícil e temida : a das cordas he he he...
Realmente é a mais difícil! Muito semelhante a da face leste no início porém lá pelo meio da montanha , tendo já vencido 600 mts de altura, se encontra uma  série de lances em rocha exposta, onde o aclive vai aumentando,  sendo necessário usar a  aderencia da rocha e alguns apoios com as mãos  pois é o  primeiro lance realmente difícil e  sem corda  ,   se olhar  pra trás  enxerga a BR e os carros passando do tamanho de um grão de feijão...arghhhhhhhhh, pensei que não conseguiria mas vendo minha dificuldade o meu parceiro me ofereceu a alça da mochila dele pra me dar um conforto psicológico na ultima investida pra sair daquele perrengue nas alturas...mas o pior mesmo vem depois uma rocha totalmente  vertical de cerca de 8 mts onde o  único que se tem é uma corda (meio gasta) pra escalar e algumas agarras naturais de apoio , embora contrariada e meio com vontade de dar meia volta , acabei me acalmando e venci os 8 mts segurando a corda  de uma vez só.
E de-lhe subida mais íngreme mas sem tanto risco, cume falso, outro cume falso e finalmente o cume verdadeiro...ahhhhhh que alívio. A vista de Floripa é fantástica, se ve o contorno da ilha e do continente perfeitamente e ao norte o que seria o próximo objetivo : O Pico do Tabuleiro, que serra magnífica, que silhueta...imperdível e vale muito mesmo um perrenguezinho básico pra chegar alí.
Cume falso Cambirela

Eu , já na descida




A descida foi pela conhecida face leste, a outra de nível difícil mas que pra mim pareceu fácil depois das cordas rsrsrs

Me resta conhecer a tal trilha fácil, ainda não retornei lá, mas já tenho saudades do meu gigante à beira mar, o grande Cambirela, montanha de respeito e muito querida aqui do ladinho de casa... a 15 minutos da ilha da magia...

2 comentários:

  1. Boa Diana!
    Essa montanha tem um visual belíssimo do litoral. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente. Muitas pessoas não sabem o significado de Cambirela.

    ResponderExcluir