sábado, 18 de agosto de 2012

APRENDIZADOS COM A ESCALADA

A cerca de 2 meses escrevi esse texto sobre escalada...



Comecei a escalar em rocha á pouco tempo, até 2011 realizava apenas “escalaminhadas” pelas montanhas das serras catarinense e paranaense. Ao longo deste pequeno período tenho vivenciado prazeres e sentimentos diferentes de tudo que havia feito antes. Também tenho adquirido alguns aprendizados que devido à intensidade da escalada tendem a ser rapidamente absorvidos.

            A escalada incentiva o corpo a produzir uma grande quantidade de adrenalina e endorfina, substancias que estão ligadas a sensação de prazer, neste caso particular um prazer intenso e único!
            Escalar ensina a ter comprometimento com os objetivos traçados, se você entra numa via na rocha, se compromete em conquista-la, pois muitas vezes voltar é impossível.
            Ter sorte na escalada é algo raro, então é necessário sempre ter um plano B e estar com a logística preparada para realiza-lo.

            Hesitar é terrível para um escalador, um momento de hesitação em um movimento difícil pode significar uma queda e um machucado, então ter confiança e saber assumir os devidos riscos é fundamental para a conquista.
            Escalar cria fortes laços de amizades. Afinal, em caso de queda sua vida depende da segurança feita pelo seu parceiro de escalada.      
Muitas vezes força em excesso só nós traz problemas e desgastes precoces. A delicadeza é indispensável na maioria dos momentos.
            O medo é necessário, mas saber controla-lo é fundamental para o sucesso. Se você fica pensando o tempo todo que pode cair e se machucar, terá uma queda certa! Descansar e relaxar são imprescindíveis. Muitas vezes o objetivo está longe e pequenas pausas devem ser feitas para se recompor.

Cair faz parte. A queda em si, não é o problema verdadeiro, mas sim a forma como você cai. Se for inevitável cair, é necessário buscar a melhor forma de se proteger e a melhor forma de subir novamente.
            Vias de escalada assim como a vida não são feitas de linhas retas. Saber olhar para os lados pode encurtar o caminho para o sucesso e salvar vidas.





           
 Escalar é se defrontar com novos problemas constantemente e obter um novo aprendizado a cada nova via, a cada nova variante. Escalar é sem duvida alguma, viver intensamente!!!

2 comentários: